sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O cuidado com o que falamos

     






       Já vimos coisas lindas de pessoas que foram levantadas e curadas, refeitas e reanimadas por uma boa palavra. A palavra boa é como medicina, ela traz cura.
    Entretanto, nós também já vimos testemunhos de pessoas, famílias e comunidades, que foram minadas e destruídas por palavras insensatas. Há palavras que ferem mais que uma espada afiada.
   Salomão, em provérbios 6.16-19, elenca seis pecados que Deus aborrece e um pecado que a alma de Deus abomina. Dos sete pecados, três estão ligados ao pecado da língua: a língua mentirosa, a testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre os irmãos.
   Tiago diz que ninguém pode se dizer religioso sem primeiro refrear sua língua (Tg 1.27), Tiago está dizendo que podemos ter um conhecimento colossal das Escrituras, podemos ter um invejável cabedal teológico, mas se não dominarmos a nossa língua, a nossa religião é vão.
    Observaremos a luz de Tg 3.1-12, o que pode acontecer, quando usamos de uma forma inadequada a nossa língua.
         
                   A LINGUA TEM PODER DE DIRIGIR (Tg 3.3,4).
   Nós podemos conduzir uma multidão pela maneira como falamos, tanto para o bem como para o mal. Martin Luther King, tornou-se conhecido ao liderar um movimento contra a segregação racial nos EUA, nos meados dos anos 1963 e 1964. Diante do monumento de Lincoln, a uma multidão ele pronunciou o seu mais famoso discurso.

                                               “Eu tenho um sonho”
  
    Mas a língua tem pode induzir as pessoas à pratica do mal. Adolf Hitler era um orador que eletrizava as massas e conduzia multidões inteiras à loucura e às praticas extremamente cruéis e desumanas.
   A língua tem poder de dirigir tanto para o bem como para o mal. Tiago usa essas dua figuras para mostrar o poder da língua: O freio e o leme (Tg 3.3,4).
   Um animal indócil não pode ser útil, antes, é perigoso. Mas se você coloca freio nesse animal, você o conduz para onde você quer. Através do freio a inclinação selvagem é subjugada, e ele se torna dócil e útil.
   Tiago diz que a língua é do mesmo jeito. Se você consegue controlar a sua língua, também conseguirá dominar os seus impulsos, a sua natureza e canalizar toda sua vida para um fim proveitoso.
   Um navio transatlântico é dirigido para lá ou para cá, pelo timoneiro, por meio de um pequeno leme. Sem leme, o navio seria um instrumento de morte, de naufrágio, de loucura.
   O que tiago está dizendo é que se nós não controlarmos a nossa língua, nós seremos como um transatlântico sem leme e sem direção.
           
                  A LINGUA TEM O PODER DE DESTRUIR (Tg 3.5-8)
                         
   Tiago usa outras duas figuras: o fogo e o veneno. Ele diz que uma fagulha pequena incendeia toda uma floresta. Um incêndio de proporções tremendas pode ser causado por uma simples bituca de cigarro ou por meio de um palito de fósforo.
   Onde uma comentário maledicente se espalha, onde a boataria medra e onde a fofoca se infiltra, como labaredas de fogo, vai se alastrando e provocando destruição. Assim como o fogo cresce, espalha, fere, destrói e provoca sofrimento, prejuízo e destruição, assim tembém é o poder da língua. O caso de Doegue (1 Sm 2.1-9; 22.6-19).
   Tiago está nos alertando que a língua tem de igual modo o poder destruidor. Tiago diz no versículo 6 que a língua é fogo. Ele não diz que a língua é como um fogo mas que ela é fogo.
   Tiago diz que a língua é um mundo de iniquidade. A língua corrompe. Mais que isso, a língua contamina, fermenta e joga uma pessoa contra a outra.

    Podemos destacar três coisas no pensamento de Tiago sobre a língua:

I-                   A língua é perigosa (3.6)
  Ela é mundo de iniquidade, ela é fogo, ela coloca em destruição toda a carreira da vida humana.

II-                A língua é indomável (3.7)
   O homem doma todas as criaturas do ar, da terra e do mar. Porém, o homem não consegue domar a própria língua. Paulo diz que antes de abrirmos a boca, precisamos avaliar se a nossa palavra é verdadeira, amorosa, boa e edificante (Ef 4.29).

   Sócrates o pai da filosofia costumava falar sobre a necessidade de passarmos tudo o que ouvimos por três peneiras:

a.     A peneira da verdade

b.     Você já falou para a pessoa envolvida o que esta me falando

c.      O que você vai me contar vai ajudar essa pessoa
Benjamim Franklin costumava dizer que o animal mais terrível do mundo tem sua toca atrás dos dentes.

III-              A língua é incoerente (3.9-12)
   Você não pode encontrar em uma mesma fonte água salgada e água doce. Mas falamos coisas boas e coisas más com a mesma língua. Tiago enfatiza o que Jesus disse, que a boca fala daquilo que o coração esta cheio.
         A incoerência da língua esta no fato de que com ela você bendiz a Deus e também amaldiçoa a seu irmão, criado a imagem e semelhança de Deus.
           
               A LINGUA TEM O PODER DE DELEITAR (Tg 3.9-12)
    
    Tiago fala que a língua tem, também, o poder de deleitar e citou mais dois exemplos: uma fonte e uma árvore.
   Na palestina, região árida e seca, quando se fala em fonte, fala-se de um lugar muitíssimo precioso. A fonte é um lugar onde os sedentos, os cansados chegam e encontram alento, vida, força, ânimo e coragem para prosseguirem a caminhada da vida (Agar Gn 21.15-21).
   A boa palavra traz alento em meio ao cansaço; traz esperança em meio ao desespero; traz vida no portal da morte.
   A árvore fala de fruto e fruto é alimento. Fruto renova às energias, a força, a saúde e dá capacidade para viver. Fruto fala também de sabor especial.
   Nós podemos alimentar as pessoas com uma palavra boa, uma palavra vinda do coração de Deus, uma palavra de consolo. Nós podemos dar sabor à vida das pessoas pela maneira como nos comunicamos.
          

                                                  CONCLUSÃO
  
      Quando as pessoas chegam perto de você, elas saem mais animadas e encantadas com a vida? Elas saem cheias de entusiasmo, dizendo que valeu a pena conversar com você? Sua família é abençoada pelas suas palavras? Seus colegas de escola e trabalho são encorajados com a maneira de você falar?



Nenhum comentário: