terça-feira, 22 de janeiro de 2013

As exigências do chamado para ser pescador de homens



Jesus fala de três exigências fundamentais para o chamado de um pescador de homens:

O chamado de Cristo implica rompimento com o passado

Aqueles quatro pescadores deixaram imediatamente as redes, o barco, o trabalho secular e seus empregados. Os irmãos Tiago e João deixaram até o próprio pai,Zebedeu,e seguiram a Jesus.Pedro  e André deixaram as redes.
Fazer parte do projeto de Deus exige renúncia. Eles deixaram para trás o trabalho,a profissão,a empresa e os sonhos financeiros.Eles abriram mão de tudo para investir o tempo,o coração e a vida no reino de Deus.
A nova vocação liberou-os da vocação que tinham até então, e com isso, naturalmente, também da sua segurança econômica. Eles renunciaram a tudo para seguirem a Jesus.
Não há discipulado sem renúncia. Primeiro,é preciso deixar para trás os nossos sonhos e projetos para abraçar os projetos de Deus.É preciso cortar as pontes que nos prendem ao passado como fez o profeta Eliseu ao ser chamado por Elias.Depois vem a recompensa,o Senhor nos transforma em vasos de honra,em instrumentos úteis,em embaixadores do Reino,em ministros da reconciliação,em pescadores de homens.

 O Chamado de Cristo implica consagração do presente

Seguir a Cristo é o mais fascinante projeto de vida. O Reino de Deus é a maior bandeira e a maior causa pela qual devemos viver.Devemos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus.O Reino é como uma pérola,como um tesouro que exige nosso total desapego de outras  coisas.
Chamar os pecadores ao arrependimento e oferecer a eles oi dom da vida eterna é a mais sublime missão que podemos ocupar na vida. Os próprios anjos gostariam  de abraçar esse mister.Jesus deixou a glória e veio ao mundo para revelar o amor do Pai e morrer na cruz a favor do seu povo.Ele tem profundo amor pelos perdidos,por isso veio buscá-los.Ele não levou em conta a ignomínia da cruz,antes,suportou-a pela alegria que lhe estava proposta.Ele viu o penoso trabalho da sua alma e ficou satisfeito.Seu amor pelo homem é tão grande que Ele recrutou outros trabalhadores para chamar os homens à salvação.Engajar-se 
nesse projeto deve ser a maior aspiração da nossa vida,o maior projeto da nossa história.

O Chamado de Cristo implica investimento do futuro

Os discípulos seguiram a Cristo num projeto sem volta. Eles abraçaram uma causa que mudou o rumo da vida deles e a história do mundo.Eles deixaram as redes para abraçar um ministério de conseqüências eternas.Eles tornaram-se os pilares da Igreja.O caminho do discipulado é uma estrada sem volta.
A missão deles doravante era pescar homens. Jesus utiliza uma ponte, um gancho entre o trabalho deles e a nova vocação.Agora,a missão deles não era mais pescar peixes,mas homens;não era ganhar dinheiro,mas almas.O Senhor aproveita as experiências  do passado como fatores pedagógicos em nosso trabalho para Ele.Ganhar almas é o maior negócio deste mundo,o maior investimento.
Quem ganha almas é sábio (Pv 11.30), quem a muitos conduz à justiça brilhará como as estrelas no firmamento (Dn 12.3).  


Thiago Jesus

Nenhum comentário: