sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Lidando com os altos e baixos da vida


  Você sabe lidar com altos e baixos? Bem creio eu que a maioria das pessoas sabem lidar com os altos, com os bons momentos, com dias onde recebemos tapinhas nas costas, onde temos o nosso peito enfeitado com alguma medalha, ou quando recebemos elogios, com o sol da alegria raiando em nossas cabeças. Na vida temos momentos bons, uma criança que nasce, um diploma conquistado, um casamento, uma promoção no emprego. Quem não gosta e recebe bem esses momentos? Quem não se deleita neles? Aliás estamos sempre esperando por eles.
 
       Mas e os maus momentos? Você os recebe como? Quando eles vem geralmente ou nunca avisam. Quando recebemos a má notícia, ou a tampa do caixão deve ser fechada, ou temos que sair de um hospital com um exame embaixo do braço, onde foi detectado um câncer, ou uma doença sem cura, quando um filho ou filha no qual, depositamos todas as esperanças,  parte para um caminho que não estava planejado. O que você faz quando coisas assim acontecem?

       Quero pensar junto com você sobre esse assunto, pois essas coisas acontecem com todos, ou não acontecem com você? Os altos e baixos chegam a sua casa? Sua família ? Bem vindo.

      Para enfrentarmos situações boas, e ruins da vida, não existe um manual mais apropriado do que o livros de Salmos. João Calvino disse que o livro de Salmos é o livro de anatomia da alma. Nesse livro encontramos  emoções levadas ao extremo, situações que levaram as personagens  por pra fora tudo o que estão sentindo, homens inspirados pelo Espírito Santo nos ensinam a lidar com vitórias e derrotas.

      O salmista e rei Davi num de seus mais belos Salmos, o Salmo 3, expõe sua aflição, sua fé, e onde estava sua esperança nos piores momentos de sua vida. Davi estava em fuga, fugindo de seu próprio filho Absalão. Davi já tinha vivido seus anos áureos, já havia derrotado gigante, derrotado exércitos, já era famoso tema de canções em Israel (1Sm 18:6-7) " Quando os soldados voltavam para casa, depois que Davi matou o filisteu, as mulheres saíram de todas as cidades de Israel ao encontro do rei Saul com cânticos e danças, com tamborins, com músicas alegres e instrumentos de três cordas. As mulheres dançavam e cantavam: Saul matou milhares, e Davi, dezenas de milhares".

      Mas num momento a vida de Davi as coisas não correm muito bem. Na casa do monarca surgem o estupro de Tamar por seu filho Amnon, Absalão mata Amnon.  Absalão conspira contra seu pai para usurpar o trono.  O que restava ao rei fazer ele fez fugiu. Já sentiu vontade de fugir? O rei fugiu e fugiu de seu filho que o caçava como um leão. Nessa fuga se unem a Davi pessoas que mentem pra ele, Ziba o engana (2Sm 16:1-4). Simei amaldiçoa Davi (2Sm16:5-13).

     Mas nesses dias de dor, falsidade, maldições e calúnias Davi escreve o Salmo 3. A primeira coisa que Davi faz e que também devemos fazer é colocar diante do Senhor as nossas dores e angústias (Sl 3:1-2) " Senhor, muitos são os meus adversários! Muitos se rebelam contra mim! São muitos os que dizem a meu respeito: "Deus nunca o salvará!". Ai está tudo está diante do Senhor, na Bíblia NVI temos a expressão Selá que muitos dizem que significa pausa, como uma pausa para refletir na letra musical. Pare e pense na situação de Davi.

     Mas para a glória de Deus essa canção não termina com os sofrimentos, Davi agora volta os olhos para o Senhor, ( Sl 3: 3-4) "Mas tu Senhor, és o meu escudo que me protege; és a minha glória e me fazes andar de cabeça erguida. Ao Senhor clamo em alta voz, e do seu santo monte ele me responde".  E outra vez encontramos Selá. Pare e pense um pouco você está em perseguições, mas o seu escudo é o Senhor! Você está em humilhação, mas o Senhor é a sua glória, você está andando de cabeça baixa por causa de problemas e lutas, mas o Senhor te faz andar de cabeça erguida.

    O Senhor fez algo na vida de Davi que está disposto a fazer com você. Em nossos dias inúmeras pessoas sofrem de insônia não conseguem dormir e não ficam em paz quando estão acordadas. E quando isso acontece apelam para remédios, drogas, bebidas e outras coisas. Mas Deus está disposto a mudar a situação, (Sl 3:5 ) Davi diz: " Eu deito e durmo e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém." Davi experimentou o sono tranquilo no acampamento do fugitivo, em meio as lutas e angústias, ele dorme como uma criança. Deus tem o mesmo pra você apresente a Ele seus males, pecados e lutas, Ele é seu escudo, flechas vem de todos os lados mas você está escudado no Senhor. A humilhação te segue como sua sombra, mas ele troca as vestes de humilhação, Ele é sua glória. Está andando com vergonha de levantar a cabeça, mas Deus põe a mão que sustém o universo no seu queixo e faz você andar de cabeça erguida. Com Deus você vencerá a insônia e os males pós-modernos que assolam a sociedade, e estão dando socos na sua porta para entrar e não sair mais.

    Confie no Senhor e aprenda a lidar com altos e baixos da vida.

     Em Cristo.

Marcos Ramires .


   
   

Nenhum comentário: